sexta-feira, 27 de maio de 2011

A implantação do Programa PROINFO/MEC no município


 Em 05 de maio de 2009, foi assinado o TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO- PROINFO, pelo excelentíssimo prefeito municipal Renato Stasiak; desde então, as escolas de ensino fundamental receberam Laboratórios de Informática, visando o enriquecimento da prática pedagógica.
Em setembro de 2009, ocorreu a primeira etapa do curso de formação aos professores por meio do PROINFO, para o município “Introdução à educação digital” (40 h), destinado aos professores do ensino regular, e em maio de 2010 a segunda etapa, com a participação de aproximadamente 30 professores da educação básica municipal. No segundo semestre de 2010, ocorreu à primeira etapa do curso “Ensinando e aprendendo com as TICs” (100h), o qual iniciou nova etapa em maio de 2011; objetivando o estímulo a utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino aprendizagem.
Até o ano de 2010, havia estagiários do Curso de Licenciatura em Informática, auxiliando os professores do ensino regular na utilização dos laboratórios, sendo que em 2011, por meio de concurso público professores com formação em licenciatura de informática assumiram as Salas de Tecnologias (TICs), ampliando o trabalho para além do uso do laboratório, ou seja, englobando todos os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas (DVDs, kit multimídias, projetores e outros)  em prol da aprendizagem de forma interdisciplinar de acordo com a proposta pedagógica da escola.
Atualmente, todas as escolas de ensino fundamental de Porto União, possuem laboratórios de informática e professore s concursados e habilitados atuando. Até o segundo semestre de 2011, todas as escolas terão acesso a rede mundial de computadores (INTERNET).
O município tem sido pioneiro em relação à valorização do professor das salas de tecnologias, bem como tem incentivado e oportunizado a participação em curso de formação pelo PROINFO em cursos de formação continuada em parceria com o Estado por meio do Núcleo Tecnológico Estadual (NTE) e está em processo de criação do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), para que possa ofertar cursos de capacitação pelo município.
Todas as ações e investimentos realizados têm um objetivo comum: garantir a qualidade do ensino público municipal.