quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOITE DE ARTES EM PORTO UNIÃO






No dia 21 de setembro de 2011, ocorreu a “noite de artes”, que deu início as 20h, contando com a presença de autoridades como o prefeito municipal Renato Stasiak, o vice-prefeito Anísio de Souza, o secretário municipal de educação Bento Trindade Júnior, o major da polícia Miguel Chokailo Neto, diretores e professores, contando com um público que lotou o Cine Ópera. O evento teve apresentações diversas que expressaram a arte em suas diferentes formas por meio das seguintes apresentações:


  1. NÚCLEO EDUCACIONAL DO LEGRU – O coral cantou o hino de Porto União e a música : “Singeng in the rain”, tendo como regente a professora Caroline Moyses de Souza, o trabalho de musicalização tem o objetivo de desenvolver nas crianças o prazer de ouvir e fazer música e Dara  a elas uma compreensão progressiva da linguagem musical.

  1. PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE – Contando com a regência da professora Caroline Moyses de Souza, o coral teve inicio em 2011, com objetivo de utilizara a música como fonte de interação social, auto-estima, concentração, respeito ao próximo e a si mesmo. Apresentaram-se com as músicas: “Você, de Tim Maia e Mais uma vez  de  Renato Russo”.




  1. E.E.B. CEL. CID GONZAGA – Participou com as apresentações de alunos do 1º ao 5º ano (As bailarinas) e de 5ª a 8ª série (A expressão da alma) sob a coordenação da professora Adriana Werli.

  1. E.E.B. CLEMENTINO BRITTO – O coral teve inicio em 2010, por meio de uma parceria entre o Instituto ECO- Iguaçu e a APP da Escola, sob a coordenação do professor e músico Roberval Alves, se apresentou com as músicas: “Fico assim sem você de Claudinho e Buchecha e Não precisa  de Victor Chaves”

  1. N.E. JARDIM SÃO BERNARDO DO CAMPO – O aluno Luidi Samuel de Lima cantou a música gospel “Recomeçar” acompanhado por seu tio tocando violão.





  1. E.E.B. NILO PEÇANHA – A FANFARRA PANTERA DO VALE, fundada em março de 2010, tem participado de concursos, com excelente desempenho, tem como títulos o 1º lugar no CIFABAN em 2010, no concurso Sula- brasileiro na cidade de Agronômica e campeã geral em Três Barras. Em 2011 sagrou-se campeã catarinense em Três Barras (SC), sob a regência e arranjos do professor Sandro Daniel Drosdoski e coreografias de Jaine Ribeiro de Paula e Janine de Paula, tiveram três apresentações, empolgando toda a pláteia com “Ana Júlia”.


  1. N.E. FREI DEODATO – O grupo alemão BERG WERG iniciou em 2010, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da professora Mata Perdun, a qual ensina além da dança, a disciplina, responsabilidade de alegria, representaram a cultura alemã com orgulho e grandiosidade.

  1. PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE – Apresentaram a dança folclórica italiana “Tarantela”, marcada por andamentos rápidos e exuberantes, com a intenção de despertar a importância do folclore em todas as culturas, sob ensaio da professora Franciane Flaresso Machado.

  1. N.E. JOÃO FERNANDO SOBRAL – O grupo de alunos apresentaram uma dança jovem com a música “ On the Floor de  Jennifer Lopez” e enviou uma poesia  homenageando o município. (ver quadro de  homenagem)

  1. GRUPO IDOSOS – O grupo foi criado a partir do Grupo da Terceira Idade do bairro Santa Rosa e apresentou-se com a dança “Tarantela”, sob a  direção do professora Tadeu G.Ribeiro e sra. Hilda Verguth. Foram os convidados da noite que abrilhantaram o evento com a apresentação.


  1. E.J.A – As alunas da EJA, se apresentaram com uma dança AFRO-BRASILEIRA, em homenagem a missa dos quilombos, com o som da música “Maria” de Milton Nascimento, sob a orientação da professora Erilde Kreusberg.


  1. NÚCLEO EDUCACIONAL DO LEGRU – Encerrou a noite com alunos da educação infantil apresentando a coreografia da música “O circo já chegou”, que faz parte de uma proposta pedagógica que busca a ludicidade a partir de músicas infantis e interpretação corporal criativa, despertando o interesse o imaginário dos alunos.

Ficou o convite da mestra de cerimônias Célia Regina Plautz Buch, para a participação de todos no festival de MPB que ocorrerá no sábado dia 24/09/11 nesse mesmo local.