quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Encerramento da 1ª Etapa do curso PRÓ-LETRAMENTO/MEC/SME



O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores, com objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem da leitura /escrita e matemática nas séries/anos iniciais do ensino fundamental.
Essa parceria com o Ministério da Educação/MEC e a Secretaria Municipal de Educação/SME, teve início por meio do Plano de Ações Articuladas/PAR-2007/2011, sendo que as professoras Ivonete de Fátima Hupalo e Mariana Bona Grim Kreling (N.E. João Fernando Sobral) foram convidadas para ministrarem o curso para todos os professores dos anos iniciais (efetivos e contratados), e vêem participando de capacitação para multiplicadores nas cidades de Camburiu e Florianópolis, desde o segundo semestre de 2010.
Em 2011, as professoras estão 20h na Secretaria Municipal de Educação exclusivamente para a coordenação desse Programa. O curso iniciou em 02 de fevereiro de 2011 e encerrou na noite de ontem (05/10/2011) no Centro Empresarial de Porto União. Foram muitos encontros no período noturno, em parceria com N.E. João Fernando Sobral e Universidade do Contestado/UNC/PU, em que os professores tiveram oportunidade de aprimorar sua prática pedagógica, resultando em uma atitude investigativa e reflexiva que contribuiu em ações efetivas na sala de aula.
Para 2012, haverá um revezamento de áreas entre os professores cursistas, de modo que os que realizaram em 2011 o curso de matemática farão o de alfabetização e linguagem e vice-versa. Assim como as demais ações de formação continuada o Pró-Letramento vem desenvolvendo a cultura de “Educação Permanente”, ou seja, é preciso aprender sempre, ao longo de toda a vida, o que trás benefícios para a vida profissional, pessoal e principalmente para as pessoas que convivem conosco, nesse caso específico: os nossos educandos.