sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Educação de Jovens e Adultos


O município de Porto União, atende  aproximadamente 300 alunos na Educação de Jovens e Adultos, com 8 turmas de 1º Segmento e 12 de 2º Segmento. Em parceria com o Estado (CEJA- CANOINHAS)  atende  10 turmas de Ensino Médio e em 2011 encerra a parceira com o SESI, o qual tem o objetivo de atender somente e indústria em 2012.
As turmas do SESI, serão atendidas pela EJA municipal e CEJA estadual, a fim de concluir os estudos. Esses alunos devem procurar a Secretaria de Educação a partir de 23 de janeiro de 2012 para efetuar sua rematrícula por esse novo segmento.
O Provimento de vagas não será aberto para teste seletivo ou concurso público. Foi enviada as escolas modelo de Ficha Cadastral para os professores efetivos interessados ampliarem a carga horária, sendo que em não havendo o número de efetivos para o provimento, poderá haver contratação. Essa ficha contém dados par ao Censo Escolar e perguntas sobre a experiência profissional e concepção de Educação de Jovens e Adultos.
Essas fichas devem ser enviadas até o dia 09/12/11 pessoalmente na secretaria, ou até o dia 11/12/2011 via e-mail: "educacaoportouniao@gamil.com".
A lista dos interessados será divulgado no blog na segunda-feira e não será aceita novas fichas após essa data; pois haverá a pré-seleção nessa semana para convocação dos interessados na semana de 23/01/2012. 
Os critérios serão:
·        Ser efetivo e dispor de tempo para os horários designados;
·        Possuir a formação para a área de atuação;
·        Tempo de serviço na EJA do município de Porto União;
·        Tempo de serviço na EJA em outra esfera administrativa.
Lembrando que o atendimento da EJA municipal é uma modalidade semi-presencial, e que poderá abrir novas turmas no decorrer do ano, bem como fechar as turmas existentes, de acordo com a demanda de estudantes. Dessa forma, todos os interessados que enviaram a ficha até o prazo estabelecido podem ser chamados a qualquer tempo.
Essa modalidade de ensino  a princípio parece provisório, na perspectiva de erradicar o analfabetismo e a defasagem série/ano idade, contudo na visão de uma educação permannete, ao longo da vida, para profissionalização e formação continuada, venho para ficar.
Mais uma vez a educação de Porto União, amplia os horizontes oportunizando a todos o acesso a educação.