terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fase municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa




Aconteceu no dia 13 de setembro, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, a fase municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro - edição 2012. Nesta fase a Comissão Julgadora Municipal avaliou e selecionou os textos recebidos das Comissões Julgadoras Escolares das unidades educacionais públicas estaduais e municipais de Porto União.


A Comissão Julgadora Municipal foi formada por pessoas capacitadas para a tarefa, pessoas que têm larga experiência com o ler e escrever. Contou-se também com a presença de profissionais da GERED de Canoinhas.

A Olimpíada de Língua Portuguesa estimula a produção escrita dos alunos, através de poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião, envolvendo alunos do 5º ano ao Ensino Médio. E além disso, trata-se de uma formação continuada aos professores, pois todo desenrolar das ações pedagógicas são com a metodologia de sequências didáticas, explicitadas aos mestres.

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Fundação Itaú Social e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), esta olimpíada é louvável estímulo ao ensino de qualidade.

Os textos escolhidos ainda não poderão ser publicados, contudo postaremos gradativamente os textos selecionados, nesse primeiro momento segue os escritos por os alunos da Educação de Jovens e Adultos participaram pela 1ª vez dessa Olimpíada:
Texto de William F. Carneiro
Jean Carlos Miranda D. Azeredo
Vanderlei de Lima
Adriano Domingues da Silva
Claudemir Leodoro