quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os avanços na Educação Infantil Municipal



A educação pública de qualidade é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988, e esta oferta na educação infantil está enfatizada no inciso IV do artigo 4º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, sendo uma das metas do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001) e do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. .

“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é um lugar de cuidado, de educação e de brincar, lugar de gente feliz”. Assim, é definido o sistema de Educação Infantil de Porto União pela equipe responsável pelos Núcleos de Educação Infantil (NEI), Supervisora Geral de Educação Infantil, Célia Regina Plautz Buch, pela Coordenadora Geral dos Núcleos de Educação Infantil, Cecília Clarete Kopko Tidre e Pedagoga da Educação Infantil Adriana Mary Corrêa Stacechen.

A supervisora Célia, comenta que muito antes da LDB entra em vigor, o sistema da Educação Infantil de Porto União já era voltado para o objetivo de educar e cuidar. “A LDB para nós veio reforçar essa visão”. Ela esclarece que o ingresso da criança na Educação Infantil não é obrigatório até os três anos de idade. Em 2016 será obrigatório a partir dos quatro anos.

A educação infantil no município de Porto União vem sendo pensada nessa perspectiva desde 1973, sendo que inicialmente fazia parte da ação social e atualmente é reconhecida como a primeira etapa da educação básica, compondo o Sistema Municipal de Ensino por meio do atendimento em 11 Núcleos de Educação Infantil, atendendo aproximadamente 1050 alunos, com professores com graduação plena e muitos com especialização na área.

De acordo com o Censo do IBGE 2010, o município de Porto União possui uma população residente total de 33.493 pessoas, sendo que a faixa etária de 0 a 5 anos é de 2.847. Dessa faixa etária o município atende:










Faixa etária/0 a 5 anos
Pública
Privada
Total geral
2.847
1050= 36,8%
350= 12,2%
1400 = 49,17%


Os moradores da Área Industrial de Porto União na tarde do dia 27 de setembro participaram de uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, educadores e convidados foi entregue oficialmente aos habitantes, o Núcleo de Educação Infantil (NEI) Sonho de Criança.

“Uma promessa cumprida, um sonho realizado”. Assim o Secretário de Educação Bento Trindade Junior definiu a concretização do NEI Sonho de Criança.

Para a Secretaria de Educação de Porto União, nas palavras de Bento, “a Educação Infantil é prioridade, não somente na expansão de espaços físicos bem estruturados, mas sim nas ações voltadas para o reconhecimento dos Núcleos como estabelecimentos de educação que faça a diferença na vida das crianças. Todos nós sabemos que o caráter é formado na Educação Infantil. Nós estabelecemos que nossos professores tratem com muito carinho, com muito amor essas crianças”.

A construção durou seis meses. A obra foi erguida pela Construtora João Lorensini e Filho Ltda com recursos próprios da Secretaria de Educação. O custo estimado foi de R$ 424 mil reais. São 557,62 metros quadrados de área construída distribuída entre cozinha, lavanderia, sala dos professores, sala da diretoria e quatro salas de aula.

Na ocasião foi realizada a premiação para a aluna Julia Jaqueline Tonello. A pequena – aluna do Núcleo de Educação Infantil Criança Feliz - foi a vencedora do concurso para a escolha do NEI da Área Industrial. A justificativa de Julia para a escolha do nome conquistou a Comissão Julgadora: “Por é muito, muito bom ser criança”.

O próximo passo será a compra de equipamentos mobiliários e utensílios, o qual será feito em 2013.

Obra similar está sendo construída com recursos próprios no bairro São Francisco e no bairro Santa Rosa, o município foi contemplado com uma creche por meio do Programa PROINFÂNCIA/FNDE/MEC, a qual deu início nas obras em setembro e irá atender os alunos no Núcleo de Educação Infantil Criança Feliz, o qual tem funcionado até o momento compartilhado com o Posto de Saúde do bairro Santa Rosa e receberá um local adequado sendo o valor dessa construção de aprox. R$ 700.000,00.

Confira o modelo de creche padrão sugerido, o qual será construído para nossas crianças da região do bairro Santa Rosa.


CRECHE PADRÃO/FNDE


Todas essas ações têm por objetivo a garantia de uma educação pública de qualidade em todas as etapas de ensino, sendo que uma escola de qualidade é aquela capaz de respeitar o tempo da infância, dispondo de recursos físicos e humanos que desenvolvam a criança nas dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética e sociocultural.