quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Programa de Formação Continuada.



A formação continuada dos profissionais da educação está em foco em todas as discussões, eventos e periódicos referentes à melhoria da qualidade da educação. A equipe gestora é responsabilizada pelo planejamento da formação dos docentes, portanto é necessário que a equipe seja capacitada e atualizada permanentemente.
Essa formação está prevista no inciso 5 do artigo 67  da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96 de 23 de dezembro de 1996.
            A proposta do Programa de Formação Continuada para a Equipe Gestora do Sistema Municipal de Ensino se deve também à necessidade de se efetivar ações do PAR (Plano de Ações Articuladas) 2011-2014 visando à qualificação da atuação docente e na busca da realização da diretriz XII do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação que é: “instituir programa próprio ou em regime de colaboração para formação inicial e continuada de profissionais da educação”.
            O Programa de formação continuada tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre a prática pedagógica da Equipe Gestora buscando a interação entre a equipe e o aprofundamento teórico, promovendo subsídios para o trabalho pedagógico nas Unidades Educacionais.
            Em 2012, teve início com Grupos de Estudos mensais entre a equipe da Secretaria e a Equipe Gestora das escolas e semanais somente com a equipe da Secretaria, visando com esses estudos realizar a reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos de todas as escolas em 2013.
            Essa ação está articulada com outros momentos de formação que estão ocorrendo e/ou irão ocorrer como cursos pelo PROINFO, Salto para o Futuro, Formação Pela Escola/FNDE, PROLETRAMENTO e Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa/PNAIC.
             O PNAIC em questão foi assinado recentemente entre o município e o MEC, via PAR, visando a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas brasileiras. A Secretaria de Educação designou a pedagoga Ana Paula Karpinski Casanova como coordenadora municipal do Programa e para a escolha do professor orientador ou tutor, está ocorrendo um processo seletivo que iniciou dia 02/10 e encerra no dia 10/10, de acordo com o Oficio enviado às escolas. O prazo para inscrição encerra dia 05/10 com a entrega da FICHA DE INSCRIÇÃO na Secretaria.
Cientes de que a valorização dos profissionais, de qualquer área das atividades humanas, passa por questões salariais, por questões físicas de espaço, materiais e equipamentos adequados e principalmente por questões de formação e redes de parcerias, essa ação da Secretaria terá muitos reflexos na educação que serão percebidos a médio-longo prazo e que a semente para essa mudança está sendo plantada com muito entusiasmo por todos que buscam efetivar uma educação municipal de qualidade.
Confira o PROGRAMA na íntegra!


     PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA