segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Semana de Leitura em Porto União



A semana da leitura foi marcada por diversas atividades no Sistema Municipal de Ensino de Porto União.
Além do concurso de leitura promovido anualmente pela Secretaria de Educação, todos os Núcleos de Educacão Infantil, Ensino Fundamental e EJA trabalharam a temática.
 O Nucleo Educacional João Fernando Sobral promoveu uma Feira do Livro com atividades diversas e os demais Núcleos realizaram seus projetos de acordo com a realidade de cada um ( confira no blog das escolas).
Nas escolas da área rural de Porto União o projeto contou com a parceria dos alunos do 4º ano do magistério da Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso, sob a coordenação da professora Márcia, responsável pela disciplina de estágio supervisionado do curso.
As escolas municipais contempladas pelo projeto de contação de histórias foram o Núcleo Educacional São Pedro do Timbó, Núcleo Educacional Jangada do Sul, Núcleo Educacional da Lança e o Núcleo Educacional do Legru.
A semana da Leitura proporcionou aos alunos do meio rural a oportunidade de conhecerem formas diversificadas de ler, da importância de ler, do momento mágico da leitura que foi transformado em teatro, em diversão, em algo necessário, espontâneo, com o intuito de apresentar a leitura enquanto fruição.
A realização de um trabalho como esse, desenvolvido pelos alunos do 4º ano do Magistério e pela professora Márcia, é de extrema importância e merece ser divulgado para que mais pessoas conheçam a magnitude e a abrangência desta ação na formação de novos leitores.
O Programa de Incentivo à Leitura – “Ler é Legal” somente pode agradecer aos alunos do Magistério, a professora Márcia e a diretoria da escola por nos contemplarem com esse trabalho maravilhoso, bem como a todos que participaram desse trabalho em todos os locais.
Em breve divulgaremos as atividades dos vencedores do concurso de leitura.