quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Educação em 2012!

----



Em 2012 a educação de Porto União, passou por muitas transformações, enfrentou grandes desafios e realizou muitas das metas projetadas. Ao final de mais um ano letivo, realizamos um balanço geral do trabalho realizado em específico pela equipe da SME, sob a liderança do Secretário Bento Trindade Júnior com a participação e comprometimento de todos os profissionais de educação, comunidade escolar, parceiros externos e apoio das autoridades competentes na esfera municipal e federal, visando à qualidade social da educação:

A principal conquista foi a da valorização dos profissionais por meio da concretização do Plano de Carreira e o repasse do valor aluno, de acordo com a Lei do Piso Nacional.

A equipe da merenda escolar (Adriana, Marta, Cleci e Mariana) em conjunto com o CAE, garantiu a qualidade da merenda dos alunos e oportunizaram capacitação para as merendeiras em parceria com o CECANE.

O coordenador do NTM profº Everton Back, encaminhou o pedido do NTM ao MEC, para que em 2013 possamos contar com esse espaço na SME e realizou a capacitação dos profissionais de educação com o curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs” em parceria com o Estado nos laboratórios de informática das E.E.B. Nilo Peçanha e Cid Gonzaga.

A escola Hermínio Milis foi contemplada pelo Programa “Mais Educação”, por meio de pedido da escola via PDE-Interativo em 2011 e a coordenadora desse programa no município pedagoga ArleteTabaca Cardoso, realizou a assessoria da implementação do mesmo, bem com articulou as atividades realizadas em contraturno nas escolas com recursos e iniciativa do município ao programa, e por fim encaminhou solicitação ao MEC para que mais escolas obtivessem esse apoio por meio do Mais Educação, de modo que recentemente 5 escolas foram contempladas para que possam participar do Programa Mais Educação em 2013 ( N.E. Frei Deodato, Lança, Legru, São Bernardo do Campo e São Pedro do Timbó) os quais receberão recursos do FNDE para financiar as atividades em período integral e médio longo prazo reorganizar o currículo em um perspectiva de Educação Integral.

A inclusão deixou de ser apenas um direito e tomou forma em ações realizadas pela psicóloga Glaucia, psicopedagoga Silvia e pedagoga Eliane, as quais realizaram visitas nas escolas, ofertaram uma palestra sobre o tema em julho de 2012, para todos os profissionais, entraram em contato com o MEC para o recebimento das Salas de Recursos Multifuncionais (as quais foram solicitadas em 2010) e realizaram a seleção dos professores para atuar em turmas do AEE em 2013. Concomitante a essa ação muitas escolas receberam recursos para a Acessibilidade via PDDE, e sob orientação da responsável por esse setor Sianara, a qual assessorou todas as APPs quanto à utilização e prestação de contas dos recursos do PDDE.

Em relação à prestação de contas o FNDE dinamizou o processo visando a transparência por meio do SIGPC e o município de Porto União participou de capacitação para a utilização desse sistema, realizando em 2012 o envio das prestações de contas de vários programas em tempo hábil, como o o PDDE ( responsável Sianara), os PDE-Escola dos NE João Fernando Sobral e São Bernardo do Campo( responsável Rute) , o PNATE ( responsável Elena) e o PNAE ( responsável Marta), sendo que os responsáveis encaminham os dados ao prefeito municipal o qual supervisiona e encaminha ao MEC/FNDE.

Em relação ao transporte escolar, sob a responsabilidade de Lívia e Elena, o município ofertou transporte para os funcionários, e os alunos foram contemplados com 5 ônibus do Programa Caminho da Escola, dos quais 3 já estão em uso e 2 aguardando o recebimento.
O setor de compras sob a responbilidade de Lívia e Marilene, realizaram o replanejamento para garantir que as escolas mantivessem a qualidade frente a redução nacional de recursos para a educação e o setor de Recursos Humanos, com Nely e Sandra organizaram o quadro de professores e funcionários de maneira eficiente e eficaz, frente aos novos desafios educacionais.

Outro grande avanço foi à implantação do Sistema Informatizado de Gestão – EVN em substituição ao Série, sob responsabilidade de Eunice Zakia, o qual trouxe agilidade, rapidez e dinamizou a comunicação entre a SME e as escolas, bem como inseriu dados da Educação Infantil e EJA. E em 2013, será migrado os dados diretamente ao Educacenso, o qual era realizado a parte até 2012, com a coordenação da pedagoga Rute.

A equipe de educação infantil (pedagogas Célia, Ciça e Adriana) buscaram dar todo apoio e suporte necessário ao trabalho no NEIs, nos aspectos pedagógicos, administrativos e estruturais, e em 2012 o município inaugurou o Núcleo de Educação Infantil Sonho de Criança ( Área Industrial) e está construindo outro NEI no bairro São Francisco com recursos municipais e foi contemplado por meio do PROINFANCIA/FNDE com uma creche tipo C no bairro Santa Rosa a qual irá atender aos alunos do NEI Criança Feliz.

No Ensino Fundamental, todos os aspectos foram vistos com muito zelo e os resultados do trabalho refletiram no aumento do IDEB onde o município registrou 5,6 nos anos iniciais e 4,3 anos finais, sendo 11% acima do índice nacional, quais são 5,0 anos iniciais e 4,1 nos anos finais. Outro aspecto importantíssimo foi à oferta de curso por meio do PRO-LETRAMENTO e a assinatura do Pacto Nacional De Alfabetização pela Idade Certa, o qual ocorrerá em 2013 sob a coordenação da pedagoga Ana Paula e como professora orientadora Eliane, com diversas ações em parceria com o MEC para os 3 primeiros anos iniciais.

A Educação de Jovens e Adultos ampliou significativamente o atendimento em 2012, contando com 520 alunos aprox. pelo município (Ensino Fundamental) e manteve a parceria com o Estado/CEJA para ofertar o Ensino Médio. Foram muitas formatura, refletindo o trabalho de toda equipe com a secretária Raquel e as pedagogas Arlete, Eliane e Rute, sob a coordenação municipal da Profª Marilene Turella, a qual foi pioneira nessa modalidade no município e se despede de todos com a sensação de dever cumprido, aposentando-se em dezembro de 2012.

Para todos os níveis de Ensino foi ofertado capacitação, por meio do Programa Formação Pela Escola, com a pedagoga Adriana, o Grupo de Estudos da Equipe Gestora e outras palestras e eventos. Foi oportunizada a participação de todos para ampliar os horizontes com muita leitura, por meio do Programa Ler é Legal, sob responsabilidade da profª Estela. O serviço social prestou atendimento e acompanhamento as famílias e alunos das unidades escolares para o acesso e permanência destes nas escolas, por meio da assistente social Silmara.

E por fim, mas não por último, cabe destacar a importância de todos os funcionários da equipe de manutenção e suporte, com os agentes de apoio( Ilda, Maria Isolete, Terezinha e Marlene), motoristas ( Aloir, Augustinho, João e Marcos), eletricista (Osni), a recepcionista ( Maria Eduarda)  e demais funcionários ( Eugenio, Mauro e Osny).

Assim chegamos ao final de mais um ano juntos, esperando alcançar no próximo ano todas as metas de nossos corações, paz, amizade, harmonia, fraternidade, muita alegria com amor de Jesus em nossos corações e muito entusiasmo, é o que desejamos para continuarmos a lutar e vencer, sem jamais desanimar.