quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Secretaria de Educação adere ao Pacto Nacional pela Idade Certa




O Município de Porto União, por meio da Secretaria Municipal da Educação, aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, cumprindo a II Diretriz do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. O Pacto é um conjunto integrado de ações que se apóiam em quatro eixos de atuação:

1 – Formação Continuada para os professores alfabetizadores – Curso Presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano, conduzido por orientadores de estudo que farão um curso específico de 200 horas de duração por ano ministrado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

2 – Materiais Didáticos e Pedagógicos – Serão distribuídos materiais específicos para alfabetização como cadernos de apoio para os professores, jogos pedagógicos, livros de literatura infantil, obras de referência, literatura e de pesquisa.

3- Avaliações – Será disponibilizado um sistema informatizado no qual os professores deverão inserir os resultados da Provinha Brasil, no início e no final do 2º ano e que permitirá aos docentes e gestores analisar essas informações. Será aplicada pelo INEP, junto aos alunos concluintes do 3º ano, uma avaliação externa universal, com o objetivo de avaliar todas as ações do Pacto.

4 – Gestão, Controle Social e Mobilização – Neste eixo destaca-se a importância do sistema de monitoramento que será disponibilizado pelo MEC, destinado a apoiar as redes e assegurar a implementação das ações do Pacto.

A Equipe Pedagógica da SME, em específico a coordenadora Ana Paula Karpinski Casanova e a professora orientadora do PNAIC Eliane Regina Stringhini tem realizado encontros a fim de divulgar e organizar as ações do Pacto para o ano letivo de 2013,e consideram de fundamental importância o envolvimento de toda a comunidade escolar para o sucesso do Programa.