sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ÍNICIO DO ANO LETIVO

No dia 31 de janeiro, os profissionais da educação infantil, ensino fundamental e equipe da EJA de Porto União, se reuniram no auditório da FAFI/UVA, para iniciar oficialmente o ano letivo de 2013.

O Prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloisio Salvatti estiveram presentes, dando as boas vindas a todos. Comentaram sobre a participação em várias reuniões em Brasília, onde constataram que devido ao bom trabalho de toda equipe da educação, o município está em dia com todos os sistemas do MEC/FNDE e apto a receber benefícios por meio de convênios e programas do Governo Federal. O Prefeito Anízio lembrou que o futuro da nação está nas mãos dos professores e o vice-prefeito Salvatti enfatizou que a educação é uma prioridade “ao investir mais em educação, conseqüentemente reduziria os investimentos em saúde e segurança”.

O secretário de Educação Bento Trindade Júnior, deu abertura aos trabalhos, destacando que este é o 1º ano na educação de Porto União em que se inicia somente com professores efetivos, sendo essa ação uma demonstração clara da valorização dos profissionais de educação, aos quais foi oportunizada a ampliação da carga horária e dessa forma suprir as vagas vinculadas dos cargos de direção e secretárias das escolas, sem necessidade de abrir vagas para ACT, nesse momento, os quais serão chamados apenas para casos de licenças dos concursados. Mobilizou os presentes a participarem da Conferência Municipal de Educação, a qual será realizada no dia 02 de março para revisão da Lei do Sistema Municipal de Ensino. Destacou que o trabalho iniciado nesse dia é de suma importância para dar continuidade aos programas iniciados, efetivar as ações do Plano de Ações Articuladas- PAR/2011/2014, buscando a concretização de um Plano Decenal de Educação, que perpasse governos, contudo que tenha sido construído de forma democrática e coletiva. A construção do Projeto Político Pedagógico(PPP) constitui-se o inicio desse processo. Apresentou o Profº Aurélio Bona Júnior, presidente do IEPS e professor da FAFI, doutorando em Educação, que irá assessorar a SME em 2013.

Profº Aurélio destacou a organização já existente no município de Porto União, em especial na regulamentação coerente com a legislação federal e articuladas com os Programas do Governo Federal. O trabalho prosseguiu com discussão sobre a valorização dos trabalho docente e a importância do Projeto Político Pedagógico.

Nos dias 01,04 e 05 de fevereiro, os profissionais de educação reuniram-se nas escolas para o planejamento do ano letivo e a partir dos Indicadores de Qualidade na Educação propostos pelo MEC iniciaram as discussões sobre o PPP de cada Núcleo Educacional, com a acompanhamento do Profº Aurélio da Equipe Pedagógica da SME.