quinta-feira, 4 de abril de 2013

EJA - 2013



A educação de jovens e adultos em Porto União, obteve muitas conquistas em 2012.

Com a realização da fomatura, onde mais de 200 alunos concluíram o Ensino Fundamental, a demanda consequentemente reduziu. Contamos atualmente com aproximadamente 220 alunos distribuídos em turmas de 1º e 2º Segmento em várias locais como nas escolas Nilo Peçanha, Germano Wagenfhur, Antonio Gonzaga, Clementino Brito, São Pedro do Timbó, APAE, Hermínio Milis, São Bernardo do Campo, destacando a abertura de uma turma de 2º segmento, por meio de abaixo-assinado da comunidade do Maratá e celebrado a parceria com uma turma multiseriada na Fundação HERMON.

Se por um lado reduziu a quantidade de alunos, por outro lado a EJA expandiu em termos qualitativos. A implantação do regime presencial oportuniza um aprofundamento maior para os alunos e uma clareza de etapas de curso para os alunos. De modo que cada semestre equivale a 1 ano do Ensino Fundamental. Outro avanço está na oferta de merenda escolar para todas as turmas em 2013, e aulas de informática, nos locais que contam com o a Sala de TICs.

No momento o período de matrículas está encerrado, sendo reaberto no 2º Semestre e analisados casos de transferências ou continuidades dos estudos, pela equipe de trabalho da EJA.



Os interessados devem procurar as pedagogas Rute ou Sandra na Secretaria Municipal de Educação, no período diurno e no noturno a pedagoga Sandra e professora Henriette no NE São Bernardo do Campo.

Vale ressalatar que o município prossegue com a parceria do atendimento ao Ensino Médio com o CEJA de Canoinhas, sendo as responsáveis no município, professoras Henriette e Raquel.

Esta modalidade de ensino tem por objetivo se extinguir a medida que todos tenham acesso a educação, contudo o município pretende gradativamente transformar a Educação de Jovens e Adultos em Educação Permanente ao longo da vida, com parcerias com outras instituições para ofertar o ensino profissionalizante, visando qualificar nossos profissionais e consequentemente causar a melhoria na qualidade de vida de todos.