segunda-feira, 15 de abril de 2013

CONAE 2014 EM PORTO UNIÃO


O município de Porto União iniciou no dia 04 de abril a mobilização para a Conferência Nacional de Educação/CONAE/2014.

Na semana anterior as pedagogas Ana, Eliane e Rute da Secretaria de Educação estiveram na GERED/Canoinhas com a coordenadora Regional da CONAE, pedagoga Marilin, realizando o cadastro do município no Fórum e esclarecendo dúvidas.



A partir daí, ocorreu a reunião com a equipe gestora das escolas no Núcleo Educacional São Bernardo do Campo, dia 04/04, no período matutino, onde a equipe gestora da Secretaria de Educação, explicou que a CONAE/2014, vem em um novo formato da CONAE/2010, que era propositiva e regulatória, e esta será interativa, com objetivo de mobilização, conscientização e conhecimento do processo de aprovação do Novo Plano Nacional de Educação/PNE. Nesse dia as equipes foram cadastradas no fórum onde está ocorrendo a CONAE/2014, e foi solicitado que todos os profissionais das escolas se cadastrem para conhecer o ambiente e interagir com educadores do Brasil todo. Comentaram que o PNE foi aprovado pela Câmara de Deputados e está sendo analisado no Senado para posterior aprovação, sendo o ponto polêmico o eixo “FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO”, que possivelmente a causa da ausência da aprovação, em virtude do impasse quanto aos royalties do petróleo e a proposição de 10% do PIB para educação.

Quando do evento CONAE/2010, o município realizou o dia da CONAE e a Conferência Municipal da Educação, os delegados eleitos participaram da fase Regional em Canoinhas e a professora Vilma (representando o sistema municipal) e o professor Celestino ( representando do sistema estadual) foram eleitos para representar Porto União na Conferência Estadual em Florianópolis, nessa conferência foi eleito o professor Ivan ( Canoinhas) para representar a região em Brasília, em abril de 2010.

Na redação do projeto de Lei do PNE está contemplada a vontade de mudança  de todos os profissionais de educação e sociedade em geral, de modo que apesar da demora na aprovação essa análise e aprofundamento no estudo são necessários para garantir que se aprove o PNE na íntegra, sem emendas que possam modificar o que foi proposto de forma participativa e democrática.

No dia 24 de abril todas as escolas do Sistema Municipal de Ensino de Porto União farão o DIA DA CONAE NA ESCOLA, onde estudarão o Documento Referência da CONAE/2014, e caso ocorra no Brasil todo, proposição sobre um determinado tema, este poderá ser alterado na aprovação do PNE. Por ser interativa, não haverá a Conferência Municipal, os participantes do Fórum com maior número de acesso e participação significativa, irão para a fase Intermunicipal no mês de maio em Canoinhas, o qual a  comissão regional/GERED irá delimitar vagas e poderão se eleitos para a Conferência Estadual em Florianópolis.e para a CONAE/2014 em Brasília.

De acordo com o Documento Referência os Eixos para a CONAE/2014 são:

EIXO I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação

EIXO II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos

EIXO III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente

EIXO IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem

EIXO V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social

EIXO VI:Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho

EIXO VII: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos
 



Em cada eixo está contido metas, as quais receberam emendas.
Confira o resumo: Metas e emendas/ PNE/ CONAE/2014.

Para obter maiores informações sobre o evento, basta se cadastrar no Fórum Nacional de Educação, onde já está acontecendo a CONAE/2014, na  Rede Social CONAE.