sexta-feira, 24 de maio de 2013

Terceiro encontro de Formação do PNAIC



No dia 18 de maio de 2013, ocorreu o  terceiro encontro de formação das Professoras Alfabetizadoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, realizado na Secretaria Municipal da Educação. No encontro foram realizadas trocas de experiências, planejamento e estudos sobre os temas “Rotina no Ciclo de Alfabetização” e “O Sistema de Escrita Alfabética”.
 Em continuidade a esse processo, no dia 21 de maio a Equipe Gestora da SME e dos Núcleos Educacionais esteve reunida para estudar o documento intitulado “Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental” elaborado por uma comissão da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação que está sob Consulta Pública. Nessa reunião ficou decido que farão encontros extraordinários, na semana seguinte, dividido da seguinte forma: segunda-feira com  professoras alfabetizadoras do 1º ano, terça-feira com professsoras do 2º ano e quarta-feira do 3º ano. A equipe gestora participará nesses três dias, visando elaborar coletivamente os registros de avaliação, os quais serão modificados a partir dessa nova concepção de avaliação.
O objetivo principal do PNAIC, é o de que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 3º ano do Ensino Fundamental, o que vem de encontro com o direito garantido pela Constituição Federal/88 e confirmado na Lei de Diretrizes e Bases/9394/96, de que todos tem direito de igualdade de  ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO a um ensino com qualidade social.  Resgatando
a principal função da escola, de efetivar a aprendizagem em todas as suas dimensões e garantir os direitos de aprendizagem de  todos e de cada um.