sexta-feira, 12 de julho de 2013

Conferência Intermunicipal de Educação/ CONAE/2014


A 26ª Regional de Educação (GERED) realizou nos dias 10 e 11 de julho a etapa Intermunicipal/Regional da Conferência Nacional de Educação (Conae), em Canoinhas. O encontro se deu nas dependências do Instituto Federal /IFSC e reuniu profissionais da educação, pais, alunos e membros dos Conselhos Municipais de Educação dos municípios de Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Três Barras e Canoinhas.
 As Conferências Intermunicipais/Regionais preparam a Conferência Nacional a ser realizada em fevereiro de 2014, em Brasília (DF). Após a etapa Intermunicipal, o fórum reunirá as deliberações na Conferência Estadual da Educação, em Florianópolis, entre 7 e 9 de setembro, e o resultado irá à etapa nacional. O diferencial da Conae 2014, está na utilizando de um espaço designado pelo Fórum Nacional, no formato de rede social o qual atingiu aproximadamente 90% de acesso em Santa Catarina, assim como 70% das produções e ações desenvolvidas e postadas.
Seguindo o tema central da Conae 2014, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, Santa Catarina já realizou 385 Conferências Livres, 275 Conferências Municipais, 7 Intermunicipais/Municipais e o lançamento da Conae Estadual. As Conferências seguem 7 eixos de referência e a Conferência Nacional tem um caráter mobilizador e propositivo, canalizando aspirações e expectativas da sociedade brasileira, e propondo a definição e implementação de políticas públicas para a Educação.
O município de Porto União teve sua representatividade e participação, por meio de professores, diretores, alunos, pais e conselheiros municipais, compreendendo o Novo Plano Nacional de Educação enquanto um instrumento de mudança para as transformações na área de Educação em todo o país.