terça-feira, 2 de julho de 2013

Curso de Prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas

----


Iniciou no dia 24 de junho o curso de Prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas, esse curso é uma parceria do Colégio Lauro Muller Soares e a Secretaria Municipal de Educação, ministrado pelo professor Amarildo dos Santos, nessa primeira etapa será ofertado a três turmas, organizadas por período. Duas turmas (uma matutino e outra vespertino) que já cursaram de 24 a 28 de junho e outra, no período matutino, em curso de 01 a 05 de julho/13. A próxima turma que estará em curso será na semana de 08 a 12 de julho/13, no período matutino. Estas duas turmas já estão previstas e organizadas junto aos núcleos de educação infantil. Ao todo serão distribuídas em 07 turmas com carga horária de 20 hrs para cada turma.

O Público alvo são servidoras dos núcleos de educação infantil e pré escolas do município de Porto União (diretoras, professoras, estagiárias, atendente infantil, agentes de serviços públicos, equipe técnico-pedagógica da SME). Totalizando 160 participantes da educação infantil.

Os Assuntos abordados são:

· Rede hierarquizada dos serviços de saúde: apresentação do SUS – serviços de atendimento pré-hospitalar no município de Porto União/SC;

· Principais acidentes na escola e seu entorno;

· Princípios fundamentais de primeiros socorros avaliação inicial da vítima;

· Urgências clínicas;

· Parada cardiorrespiratória e RCP;

· Obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE);

· Aulas práticas de RCP e OVACE;

· Mecanismos de trauma;

· Ferimentos;

· Queimaduras;

· Trauma ocular;

· Trauma abdominal;

· Acidentes com animais;

· Trauma de tórax;

· Aulas práticas: diferentes tipos de curativos;

· Afogamento;

· Intoxicações;

· Choque elétrico;

· Urgências odontológicas;

· Trauma cranioencefálico;

· Aulas práticas: imobilizações;



Esse curso já fará parte do Programa Federal Saúde na Escola/PSE, o qual o município aderiu no dia 28 de junho, sendo um importante passo para articulação entre as Secretarias de Saúde e Educação.
O curso  tem alcançado êxito, devido ao comprometimento da Equipe do Colégio Lauro Muller, e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, com o total apoio de Secretário de Educação Bento Trindade Júnior.