quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Censo Escolar - 1ª Etapa


Encerrou no dia 31 de julho a primeira etapa do censo escolar de 2013.
Todas as escolas registraram os dados dos alunos, profissionais de educação e informações referentes a estrutura, equipamentos e outros, os quais serão analisados e validados pelo INEP.
O sistema municipal de Porto União, contou pela primeira vez com o apoio do Sistema de Registro EVN ( Escola Via Net).
Ao término dos cadastros foram computadas 2556 matrículas em todo o sistema municipal.
Esses dados serão considerados para o repasse de recursos para o ano letivo de 2014, para programas e fundos como: FUNDEB, PNAE, PNATE, PDDE, Salário Educação  e outros. Contudo há fatores de ponderação que estipulam uma variação no valor do repasse de acordo com o atendimento e localização, como para escolas rurais e urbanas, e alunos com deficiência, bem como do atendimento parcial e integral ( confira os dados na íntegra: Relação final - censo 2013)
Desde 2008 as matrículas tem demonstrado uma certa estabilidade, confome quadro comparativo, de modo que as mudanças de valor para os repasses de recursos divergem de acordo com o estipulado pelo FNDE de aumento de percentual de repasses.
A importância do trabalho realizado com a coleta de dados no Censo escolar está justamente nesse estreita relação com o financiamento da educação, o que reflete diretamente na oferta de uma educação pública de qualidade.