quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CURSO PARA DIRETORES

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Após a aprovação da mudança na forma de escolher o diretor, por meio de eleição, a Secretaria de Educação, está conduzindo o processo com ampla participação das unidades educacionais, os quais foram consultados sobre os critérios, e os dados oriundos das contribuições das escolas, foi encaminhado ao Conselho Municipal de Educação, órgão normativo do Sistema, que oportunizou no dia 12 de agosto de 2013, uma plenária na Câmara de Vereadores, com a participação dos representantes das unidades educacionais e todo esse debate resultou na homologação da Resolução nº 003/2013/ CME/PU.

O Secretário de Educação definiu a Comissão que organizará o processo por meio de Portaria, a qual foi encaminhada as escolas e ofertou um curso de capacitação para os futuros gestores, em parceria com o I.E.P.S., no mês de setembro do corrente ano, com temas como:

Atribuições da função de diretor escolar;
Programas de governo para as escolas municipais;
Legislação educacional que concerne à gestão da educação municipal;
Princípios e práticas de gestão democrática na escola;
Princípios de planejamento e finanças de escolas municipais;
Avaliação aplicada à gestão escolar;
Planejamento pedagógico aplicado à gestão escolar;
Atribuições do gestor escolar nos termos Estatuto da Criança e do Adolescente;
Elaboração de Plano de Gestão.

O curso foi ministrado pela equipe da Secretaria de Educação e palestrantes como as professoras Fátima Berreta Rosal, Sandra Regina Engelke e o pofessor Aurélio Bona Júnior.

O plano de gestão elaborado no curso será apresentado a comunidade escolar, pelo candidato a direção no lançamento da candidatura, o objetivo principal é dar vez e voz a comunidade escolar e mostrar que democracia se faz com participação e atuação de todos que visam alcançar uma educação pública de qualidade.