terça-feira, 29 de outubro de 2013

Posse do novo CACS do Fundeb

-----

No dia 23 de outubro ocorreu a posse dos novos membros Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS do FUNDEB). O evento foi realizado no gabinete do Prefeito Anízio de Souza, as 11h00min da manhã.
 
Os conselheiros foram empossados pelo período de dois anos e representam diversos setores e segmentos como: Poder Executivo Municipal; representantes dos professores da educação básica pública; representantes dos diretores das escolas básicas públicas; representantes dos pais de alunos da educação básica pública entre outros.

A professora Arlete Tabaca Cardoso falou em nome dos novos conselheiros “Para nós, cabe organizar a fiscalização e o acompanhamento de todos os recursos e a sua aplicação. Isso necessita de muito cuidado e responsabilidade. Acredito que todos que aceitaram fazer parte do conselho vão fazer jus aos seus cargos”.

O Secretário Municipal de Educação Bento Trindade Junior destacou a importância do trabalho do Conselho. “Estamos felizes porque o nosso conselho funciona bem e acredito que essa nova gestão dê continuidade ao bom trabalho que foi feito. Vocês prestam esse serviço para os professores e para a sociedade escolar, mostrando o que faz o conselho e como é feito e aplicado o dinheiro do Fundeb. Nós sabemos da importância do dinheiro do Fundeb, e dependemos dele hoje, e graças a essa criação do governo federal podemos ter uma folha de pagamento respeitável”, explicou o Secretário.

O Vice-Prefeito Aloísio Salvatti também destacou a necessidade do Conselho. “É importante para a população e para o bom andamento das atividades escolares o recurso que é empregado na educação. É de extrema importância o conselho, pois é mais gente olhando e fiscalizando. Eu e o Prefeito Anízio estamos aqui para fazer uma administração séria e honesta e com bastante crescimento. Queremos fazer melhor do que já estava sendo feito”, falou Salvatti.

O Prefeito Anízio destacou o trabalho dos conselheiros para fiscalizar a aplicação do dinheiro. “Queremos o mesmo empenho de vocês, para que as coisas continuem a funcionar bem. O dinheiro do Fundeb é um dinheiro importante e é preciso transparência na atividade e na aplicação dos recursos. Que nos próximos dois anos que vocês tenham facilidade para desenvolver o trabalho”, finalizou.

O Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil, formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados e municípios, vinculados à educação. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, sendo esse valor repassado de acordo com o número de alunos do ano anterior, com regras claras de sua utilização baseado em legislação específica, e o papel dos conselheiros é essencial no acompanhamento, fiscalização e como o próprio nome diz, no "aconselhamento"  junto ao Poder Executivo, no utilização adequada desse recurso.


Representantes do Poder Executivo Municipal:

Titular: Afonso Wasmann Neto;

Suplente: Giovana Müller.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação:

Titular: Arlete Tabaca Cardoso;

Suplente: Ana Paula Karpinski Casanova.

Representantes dos professores da educação básica pública:

Titular: Moira de Cássia Ferreira;

Suplente: Marcelo Amaro.

Representantes dos diretores das escolas básicas públicas:

Titular: Michele Alessandra Pattene Konart;

Suplente: Ana Lúcia Martins de Freitas Andrekowicz.

Representantes dos servidores técnico-administrativo das escolas básicas públicas:

Titular: Andreza Kerli Correa Dalgallo;

Suplente: Andriely Aparecida de Brito.

Representantes dos pais de alunos da educação básica pública:

Titular: Marili Soares dos Santos;

Suplente: Maristela Souza.

Titular: Vanessa Guimarães;

Suplente: Evelyn Simões.

Representantes dos estudantes da educação básica pública:

Titular: Rosicler Aparecida Colaço Gonsalves;

Suplente: Marlene dos Santos.

Representantes do Conselho Municipal de Educação:

Titular: Adriana Mary Correa Stacechen;

Suplente: Sandra Mara Pfleger Sass.

Representantes do Conselho Tutelar:

Titular: Izabel Cardoso;
Suplente: Erlon Soares