terça-feira, 19 de novembro de 2013

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – DESAFIO PARA 2014

----
Nos dias 11 e 12 de novembro de 2013, as pedagogas Arlete Tabaca Cardoso e Silvia Apª Roieck Correa da Secretaria Municipal de Educação - SME estiveram em Brusque participando de uma Capacitação/Apoio Técnico para Desenvolver o Plano Estadual e Municipal de Educação. O evento foi sediado no Auditório do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, com os seguintes Eixos Temáticos:
 1- Planejando a Próxima Década – documentos, estudos e proposições;
 2- Democratização, Mobilização e Etapas – um percurso técnico-político a ser seguido;
3- Alinhamento de Metas – seguindo as orientações constantes no PNE.
 A capacitação foi organizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/SC e Secretaria de Educação do Estado - SED/SC com apoio e suporte da Secretaria de Apoio aos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação - SASE/MEC, os quais auxiliarão os municípios na elaboração do Plano Municipal de Educação – PME.
O evento foi o lançamento desse desafio em nível de Estado e a sequencia dos trabalhos inicia ainda nesse ano, motivo pelo qual a equipe de trabalho da SME reuniu-se na manhã de 18 de novembro para dar início a esse desafio, o qual possui o prazo de conclusão até o mês de julho de 2014.
 Nesse primeiro momento as pedagogas participantes da capacitação realizaram o processo de mobilização para esse desafio e organizaram um cronograma de ações a serem realizadas para o êxito do trabalho. Ainda essa semana realizará um diálogo com o assessor pedagógico Aurélio Bona Júnior, para agendamento do lançamento do Plano Municipal de Educação de Porto União. Cabe ressaltar que o município elaborou em 2003, sob a assessoria do Prof Ms. Carlos Eduardo Moreira um PME, com vigência de 2003 a 2013, contudo não houve a aprovação desse documento pelo Poder Legislativo, no entanto muitas metas delimitadas nesse documento foram alcançadas.
Atualmente o Plano Nacional de Educação/PNE está em tramitação no Senado Federal, devido à falta de consenso quanto à meta do Financiamento da Educação, entretanto muitas das 19 metas definidas nele estão ocorrendo e muito em breve será aprovado para que possa ter força de Lei Nacional.
 O desafio da Educação de Porto União para 2014 consiste em elaborar o novo PME para a próxima década e obter a aprovação na Câmara de Vereadores, tornando esse o documento norteador para as políticas educacionais dos próximos anos e para tanto irá contar com a participação de representantes das escolas municipais, estaduais, privadas, filantrópicas, universidades, Sindicatos, Associações, CACS, Conselho Tutelar, Promotoria, Secretarias Municipais, GERED e todas as instâncias de órgãos públicos e sociedade civil organizada que sonhem e busquem estratégias para realizar uma educação com a qualidade social almejada por todos os munícipes.