sexta-feira, 21 de março de 2014

PORTO UNIÃO REALIZA 1º ENCONTRO DE 2014 DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

-------


Nos dias 15, 17, 19 e 20 de março a Secretaria Municipal da Educação reiniciou as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a formação das 24 professoras alfabetizadoras. No sábado, dia 15, o encontro foi realizado com todas as professoras e durante a semana os encontros foram divididos por ano.

Em 2013, os professores participaram de um curso com carga horária de 120 horas, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem. As estratégias formativas priorizadas contemplam atividades de estudo, planejamento e socialização da prática. Em 2014, a duração do curso será de 160 horas, objetivando aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.

Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conhecimentos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.