sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PNAIC reinicia as atividades em Porto União

No dia 02 de setembro teve inicio a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Porto União. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conhecimentos que contribuem, dentre outros, para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, para o planejamento e avaliação das situações didáticas e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
O Pacto – Formação Continuada de professores alfabetizadores iniciou no ano de 2013, somando um total de 120 horas de estudos, planejamentos e socialização de práticas, tendo como objetivo a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem. Em 2014 foram 160 horas que tinham como objetivo o aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.
Para esse ano, estão previstas 80 horas, nas quais serão implantadas ações do Pacto em todas as áreas do currículo da Educação Básica em âmbito nacional.
É importante destacar ainda que o PNAIC tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Podemos considerar cinco princípios centrais orientadores da proposta:
- Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;
-  Integração entre os componentes curriculares;
-  Foco na organização do trabalho pedagógico;
-  Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;

-  Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.