segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PNAIC – 2016

O Ministério de Educação/MEC iniciou a etapa PNAIC -2016 no mês de setembro, conforme Portaria nº 1.093, de 30 de setembro de 2016, reafirmando o compromisso formal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Para o ano de 2016 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: fortalecimento das estruturas de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.

O município de Porto União, reafirmou esse compromisso e deu continuidade ao trabalho que vem realizando desde 2013 por meio desse Programa, acompanhando, auxiliando, monitorando e avaliando a aprendizagem das crianças. Nos dias 17 e 18 de outubro de 2016, a coordenadora e orientadora de estudos do PNAIC participaram de formação ofertada pelo MEC, em parceria com a UFSC e apoio da UNDIME, no município de Balneário Camboriú, e os encontros presenciais com as alfabetizadoras iniciaram no dia 20 de outubro. Apesar da carga horária extensa, sendo 40h presenciais e 60 em serviço, num curto período de aprox. 2 meses, as equipe do PNAIC (coordenação, orientação e alfabetizadoras) estão entusiasmadas e comprometidas com toda ação que vise a aprendizagem das crianças do município.