Cursos


Os professores do Sistema de Ensino de Porto União, tem buscado aperfeiçoamento profissional constante.
Além da formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação, participam de outros cursos promovidos pelo MEC e outras entidades educacionais.



PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

É um compromisso formal assumido pelo Municipio de Po governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.




NTM - Núcleo Tecnológico Municipal

As oficinas pedagógicas, ministradas pelo NTM, são espaços de aprendizagem colaborativa e espaços para reflexão do cotidiano docente, onde os professores e professoras terão a oportunidade de desenvolver competências e habilidades para atuarem na sala de aula utilizando os recursos tecnológicos, nesse caso, o computador a partir do Sistema Operacional Linux Educacional.

Nessas oficinas, procura-se desenvolver estratégias que supõem o aprender fazendo. As temáticas abordadas durante as Oficinas procuram contextualizar-se com a realidade vivenciada na escola, uma vez que se faz necessário que os educadores busquem diferentes práticas para a ação pedagógica junto aos educandos.

Oficinas
Operando Linux Educacional;
Oficina de Edição de texto;
Oficina de Planilhas Eletrônicas;
Oficina de Apresentações Eletrônicas;
Oficina de Blog;
Oficina de Edição de Vídeos;
Oficina de legendagem de vídeos;
Oficina de manipulação de imagens;
Ferramentas Pedagógicas no Linux Educacional;
Oficina uso do Tablet Educacional;
Oficina de Historia em quadrinhos (HagáQuê);
Oficina de Podcast;
Oficina de programação para Crianças (linguagem LOGO).

Formação pela Escola - MEC
Visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada

O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas cada, assim distribuídos:
  • Curso de Competências Básicas
  • Programa Dinheiro Direto na Escola;
  • Programa de Transporte do Escolar;
  • Programas do Livro;
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar;
  • Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb;
  • Prestação de Contas;
  • Controle Social para uma Gestão Cidadã e
  • Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE

ProInfo Integrado - MEC
É um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Módulos:
Introdução à Educação Digital (60h) - Este curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do ProInfo Integrado trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino.

Ensinando e aprendendo com as TIC (60h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:

Elaboração de Projetos (40h) : Visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:
- Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos em salas de aula;
- Compreender a história e o valor do trabalho com projetos e aprender formas de integrar as tecnologias no seu desenvolvimento;
- Analisar o currículo na perspectiva da integração com as TIC;
- Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC);
- Utilizar os Mapas Conceituais ao trabalho com projetos e tecnologias, como uma estratégia para facilitar a aprendizagem.

Redes de Aprendizagem (40h): O curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.