quinta-feira, 9 de novembro de 2017

FORMAÇÃO – PNAIC/2017


A segunda quinzena de outubro iniciou muito animada e produtiva para a equipe da Secretaria Municipal de Educação, com muito estudo, atividades diversificadas e trocas de experiências oportunizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Dia 16 de outubro o grupo de alfabetização se reuniu com a formadora Eliane e usufruíram de momentos de leitura de deleite, leitura para estudos, trabalhos em grupo, análise do diagnóstico dos alunos, produção de atividades de intervenção, elaboração de jogos pedagógicos, atividades musicais e troca de experiências sobre as sequências didáticas aplicadas em sala de aula.
No dia 17 de outubro foi a vez do grupo da educação infantil, com a formadora Giceli, que utilizou a temática “brincadeiras”, com estudos do Caderno 2  por meio de trabalhos em grupo, trechos do documentário “Tarja Branca”, dinâmica do “Pano Encantado”, muita música, teatro de fantoche e contação de histórias.
Na quarta-feira, dia 18 de outubro, com a formadora Silvia, o grupo do Programa Novo Mais Educação utilizou o tema “Leitura e Letramento” realizando diversas atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com o estudo de textos, vídeos sobre o tema, sequências didáticas, apresentação das atividades aplicadas e elaboração de outras atividades para uso com os alunos no contra turno, sempre pensando em articular o Programa com a prática pedagógica da escola.

Esses momentos de formação são essenciais para o principal objetivo de todos que atuam na área da educação, que é ofertar uma educação pública com qualidade social para todos e cada um.